Análise orientada a dados sobre a evasão escolar dos cursos de graduação do IFMG
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4478Resumo
A evasão escolar é um fenômeno com causas multifatoriais que provoca consideráveis perdas no âmbito do ensino superior público brasileiro, tanto para as instituições quanto para os estudantes. Este artigo busca promover uma análise orientada a dados a respeito do panorama da evasão nos cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior. Trata-se de um estudo de caso envolvendo o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), cujos dados reais serviram de base para a caracterização dos estudantes evadidos. Os resultados obtidos permitem que os gestores acadêmicos tenham ciência daquelas características mais prevalentes no perfil dos evadidos como, por exemplo, o não recebimento de auxílios socioeconômicos. Diferenças entre os campi também foram exploradas para ilustrar como o perfil da evasão é variado em cada unidade da instituição. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que oferece insumos para melhorar o processo de tomada de decisão da instituição no que se refere à construção de programas que objetivem controlar a evasão dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Cardoso Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/