Modificadores de qualidade de vida de pacientes com esclerose múltipla: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4485Resumo
A esclerose múltipla (EM) é uma doença degenerativa com desmielinização do sistema nervoso central. É uma das principais causas de incapacidade em jovens adultos, afetando a qualidade de vida. O presente estudo objetiva analisar os principais fatores incapacitantes e as terapêuticas mais eficazes. Foi realizada uma pesquisa no PubMed e BVS com os descritores “multiple sclerosis AND quality of life”. Foram incluídos artigos publicados entre 2021 e 2023, de texto completo gratuito e ensaios clínicos controlados. Os fatores incapacitantes mais citados foram fadiga, alterações de função motora e saúde mental sendo ao menos um deles citado em todos os artigos. Como medidas terapêuticas, foram mais citadas formas regulação emocional e atividades físicas. Conclui-se que a fadiga foi o principal fator incapacitante, presente em 14 estudos e exercícios de Baduanjin, Mindfulness, treinamento de resistência e força muscular têm melhor resultado reduzindo diferentes fatores incapacitantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Medeiros Pacheco Ribeiro, Barbara da Silva Soares Telles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/