A metamorfose de corpos, sentimentos e cuidados: as diversas experiências de partos vaginais em mulheres de Rurópolis, Pará
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4717Resumo
O estudo em questão busca descrever as experiências de mulheres que passaram por partos vaginais em diferentes contextos hospitalares, especificamente em Rurópolis, Pará. Utilizando um método quantiqualitativo, foram realizadas entrevistas com 47 parturientes que tiveram partos normais em duas ou mais gestações, sendo o último parto realizado na Maternidade Municipal de Rurópolis. As respostas foram posteriormente submetidas à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as mulheres que deram à luz fora da Maternidade relataram uma maior incidência de intervenções médicas invasivas, maus tratos e violência verbal durante o trabalho de parto. Em contraste, as mulheres que receberam assistência na maternidade descreveram uma experiência mais positiva. Conclui-se a importância da ambiência e da presença de profissionais qualificados no processo de parturição, ressaltando a necessidade de implementar um modelo de assistência de boas práticas durante o trabalho de parto e parto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joyce Nascimento Dergan, Fernanda Jacqueline Teixeira Cardoso, Nádia vicência do Nascimento Martins, Simone Aguiar da Silva Figueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/