A importância da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v7i2.475Palavras-chave:
Criança. Educação. Ensino Fundamental. Leitura.Resumo
O presente estudo objetivou investigar a importância da leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando a relevância dessa temática como condição essencial para a formação de leitores proficientes. A partir de um breve relato sobre a gênese da Leitura e sua evolução, elaborou-se uma análise minuciosa sobre sua origem desde a Antiguidade até a ampliação de seu conceito no mundo contemporâneo. Dentro deste contexto, destacam-se também a relevância da leitura no contexto escolar, o trabalho com a leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, o papel da escola na formação de leitores críticos e a formação do aluno leitor.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera. Ler é pra cima! Porto Alegre: Projeto, 2007.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2006.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais( PCNs): Língua Portuguesa – Volume 2, Brasília: MEC/SEF, 1997.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a literatura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo; PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola In: ZILBERMAN, Regina; RÔSING, Tânia M. K. ( Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
DWYER, Edward J. , DWYER, Evelyn E. Como as atitudes do professor influenciam o progresso da leitura. In: CRAMER, Eugene H; CASTLE, Marrietta. (Orgs.). Incentivando o amor pela leitura. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994.
KRIEGL, Maria de Lourdes de Souza. Leitura: um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba. 2002.
LOMAS, Carlos. Alfabetização midiática e educação crítica: A mídia e a construção social do conhecimento In: PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCÍA, Joaquín Ramos. (Orgs.) Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001.
MARIA, Luzia de. Leitura & colheita: livros, leitura e formação de leitores. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, Cláudio Henrique. QUEIROZ, Cristina Maria de. Leitura em sala de aula: a formação de leitores proficientes. RN, 2009.
ROJO, Roxane . Letramento e capacidade de leitura para a cidadania.– SP: LAEL/PUC, 2002.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZILBERMAN, R. Literatura infantil: livro, leitura, leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
________. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÔSING, Tânia M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/