Formação do indivíduo no capitalismo avançado e a submissão consciente: relação entre ideologia e personalidade
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4822Resumo
Este estudo teórico, fundamentado nos trabalhos Max Horkheimer e Theodor Adorno, investiga as transformações econômicas e sociais no interior do capitalismo, com o objetivo de compreender o modo de submissão dos indivíduos às ideologias na atualidade. Com a passagem do capitalismo concorrencial para a era dos grandes monopólios econômicos, tanto a ideologia quanto o objeto da psicologia se modificam. A ideologia autoritária, expressão do nazifascismo, é uma consequência inevitável do capitalismo dos monopólios, movimento que ocorre concomitantemente ao enfraquecimento do indivíduo e ao fortalecimento de personalidades autoritárias e consciências tipificadas. Como conclusão, indicamos que a adesão à ideologia na atualidade passou a exigir do ego uma regressão demasiadamente acentuada, caracterizando-se como submissão consciente, redefinindo desta maneira o modo como pensamos a relação entre ideologia e personalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Octávio Gonzaga Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/