Da História às Práticas Modernas: a Função dos Óleos Essenciais na Sustentabilidade e no Controle de Insetos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4824Resumo
A utilização de óleos essenciais (OEs) remonta séculos e está enraizada na extração de fitoprodutos complexos de diversas partes das plantas. Reconhecidos por suas propriedades bioativas, esses óleos essenciais são amplamente explorados em aplicações variadas, especialmente como repelentes e inseticidas naturais, em contraste com os pesticidas sintéticos prejudiciais ao meio ambiente. Esta revisão de literatura destaca o potencial dos OEs na conservação ambiental e como alternativa sustentável aos inseticidas químicos, promovendo práticas de manejo de pragas menos prejudiciais. A utilização desses compostos naturais não só minimiza a exposição a produtos químicos sintéticos, mas também promove práticas agrícolas que conservam a biodiversidade local. Com a crescente preocupação ambiental e pragas resistentes, os óleos essenciais extraídos de plantas oferecem um controle de pragas eficaz e sustentável, reduzindo a dependência de químicos e incentivando práticas agrícolas responsáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Igor Luiz Souza da Cruz, Tatiane Aparecida Nascimento , Marise Maleck, Margareth Maria Carvalho Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/