Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Anexar o TCLE assinado pelo paciente, em caso de relato de caso.
  • Anexar o parecer do CEP ou CEUA, conforme o caso, para relatos de caso ou pesquisas envolvendo seres vivos.
  • Ter formatado o manuscrito de acordo com as instruções disponíveis nas diretrizes para autores.
  • Concordar com o pagamento da taxa de publicação a ser quitado caso o manuscrito seja aceito.
  • Todos os autores devem ter o cadastro no ORCID, para cadastro, acessar o link https://orcid.org/register.
    Ele deve ser incluído também no arquivo original junto com a afiliação dos autores.
  • Declaração de anuência assinada por todos os autores. Baixe o modelo aqui
  • Acesse aqui o modelo de formatação para enviar o seu manuscrito.
  • Acesse aqui o modelo de formatação para enviar a sua nota prévia.
  • Acesse aqui o modelo de formatação para enviar o seu produto de Mestrado Profissional.

Diretrizes para Autores

Para uma melhor experiência no sistema da Revista sugerimos usar os navegadores Edge ou Mozilla Firefox. O Chrome vem apresentando diversos problemas de incompatibilidade.

Normas para publicação da Revista Pró-UniverSUS (R. Pró-Uni.)

Informações gerais

A submissão dos manuscritos para a Revista Pró-UniverSUS (R. Pró-Uni.) deverá ser feita por via eletrônica, através do site: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/about/submissions#onlineSubmissions

O manuscrito não deve: estar publicado, ou estar em avaliação para publicação em outro periódico; não podem contar as iniciais de nomes; números de identificação de fichas, prontuários, fichas cadastrais, ou outro tipo de documento semelhante que permita identificar os indivíduos participantes do estudo; datas importantes (como a de nascimento, excetuando-se a citação do ano); não deve conter a sua origem geográfica, com identificação de áreas específicas (como a sua cidade). Também não devem conter características que possam permitir a sua identificação, como plano de saúde, telefones e endereços eletrônicos, por exemplo.

Serão aceitos textos de manuscritos Pesquisa, Pesquisa de Iniciação científica, Relato de Experiência, Estudos Reflexivos, Ensaios e de Revisão Integrativa ou Sistemática de Literatura, Notas de pesquisa ou resultados preliminares (relatório preliminar com a discussão dos principais resultados obtidos até o momento). O número de artigos de cada categoria a serem publicados fica a critério exclusivo do Editor Chefe e do Editor Executivo, reservando-se estes a transferir para um próximo fascículo da revista aqueles artigos de determinada categoria que estejam excedentes.

Esta publicação usa o software CopySpider para detectar plágio pela internet. Qualquer manuscrito que apresente percentual entre 3.0 e 5% poderá ser rejeitado e todos aqueles que apresentarem percentual de similaridade acima de 5% serão automaticamente rejeitados.

 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Nota: Quando o conteúdo do manuscrito já tiver sido apresentado em uma comunicação preliminar, em Simpósio, Congresso, etc., deverá ser citado como nota de rodapé na página de título.

 

Preparação do manuscrito

Deve ser seguido o template da Revista disponível para download. Atenção ao uso do navegador, pois alguns apresentam instabilidade para baixar arquivo do sistema.

Idioma

Os manuscritos serão enviados e publicados na língua portuguesa (Brasil), contendo apenas o Título e Resumo (Abstract) em língua Inglesa e (Resumen) em Espanhol. Publicação em língua Inglesa poderá ser aceita, mediante apresentação de Declaração de Tradução/Revisão assinada por um Tradutor/Nativo Qualificado. De toda forma, caso haja interesse a Revista disponibiliza tradutor/Nativo/Profissional do idioma Inglês, os custos da tradução ficará por conta do Autor. Informações: [email protected]

 

Tipo de arquivo

O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (".doc", ".docx"), Layout: tamanho A4, margens superior e inferior 2,5cm e esquerda e direita 3,0cm.

Não serão aceitos manuscritos em PDF. Neste formato somente outros documentos como declaração de anuência, parecer do CEP, etc.

 

Número de Autores

A Revista Pró-UniverSUS (RPU) sugere o número máximo de 6 (seis) autores por manuscrito. Artigos com número superior a 6 (seis) serão considerados exceções e avaliados pelo Conselho Editorial. Caso necessário, será solicitada a correção.

Para autores graduandos ou graduados é necessária a Coautoria com Orientador(a), sendo este(a) com titulação mínima de Especialista.

 

Corpo do texto

O Corpo do texto deve conter os seguintes tópicos: Introdução, Materiais e Métodos (Metodologia de Desenvolvimento do Produto OU Descrição do Produto - no caso de Produto de Mestrado Profissional), Resultados, Discussão (Implicações para a Prática - no caso de Produto de Mestrado Profissional), Considerações finais.

Introdução: deve informar sobre o objeto investigado e conter os objetivos da investigação, suas relações com a área e os motivos que levaram o(s) autor(es) a empreender o estudo.

Materiais e Métodos: devem, por exemplo, relatar de forma objetiva e concisa: a delimitação espacial e temporal do estudo, os materiais utilizados como ferramenta de trabalhos, os métodos empregados para as análises. Em situações onde as investigações envolvam análises estatísticas, estas devem estar situadas neste ponto, como último parágrafo do tópico denominado Materiais e Métodos. Cumprimento dos princípios de pesquisa envolvendo seres humanos, bem como o nome do Comitê de Ética em Pesquisa no qual o projeto de pesquisa foi aprovado com o respectivo número de protocolo. Em cumprimento a Resolução 466/12 e 674/22 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP.

Discussão: os autores devem interpretar os resultados frente aos conhecimentos já existentes e disponíveis sobre o caso. No caso de Produtos de Mestrado Profissional neste item deve estar contida Implicações para a Prática.

Conclusões/ou Considerações Finais - relacionar as conclusões com os objetivos e aos achados do estudo.

 Referências Bibliográficas

O número máximo de 50 (cinquenta) referências será considerado. Somente as metanálises poderão ultrapassar as 50 referências por manuscrito.

As citações das referências devem ser mencionadas no texto em números sobrescritos (expoente), em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, sem datas. As referencias devem seguir as orientações publicadas em: <http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html>.

A Revista Pró-UniverSUS segue as normas VANCOUVER.

 

Tabelas, Figuras e Anexos:

O máximo de Figuras, Quadros e Tabelas não deve ultrapassar dez (10).

Tabelas: devem conter apenas linhas horizontais para a separação de suas seções principais, devem conter Títulos numerados, consecutivamente, com algarismos arábicos (Tabela 1, Tabela 2...) e inseridas no final do texto (para cada Tabela, uma respectiva página).

Quadros: devem conter margem superior e inferior e linhas verticais lateralmente, em ambos os lados. Podem conter linhas horizontais, para a separação de suas seções principais. Devem conter Títulos numerados, consecutivamente, com algarismos arábicos (Quadro 1, Quadro 2...) e inseridos no final do texto (para cada Quadro, uma respectiva página).

Figuras: as Figuras (Gráficos, Esquemas, Exames RX, por exemplo, Fotos...) devem ser numeradas, consecutivamente, em arábico, na ordem em que aparecem no texto (Figura 1, Figura 2...). As imagens devem estar na extensão de arquivo “jpg” e possuir uma resolução mínima de 300dpi. Devem ser e inseridas no final do texto (para cada Figura, uma respectiva página). Cada legenda deve acompanhar a respectiva Figura. As legendas das Figuras devem estar em espaço duplo e explicar todos os símbolos e abreviações.

Nota: Com base na Lei de Direitos Autorais - No. 9610/98 – Ministério da Cultura, a Revista Pró-UniverSUS não autoriza o envio de Tabelas, Figuras e Anexos publicados em outras revistas ou livros.

No caso de sites ou revistas com acesso livre, é necessário citar a fonte de onde foi retirada.

Cadastro ORCID

  • O Comitê Editorial da Revista Pró-UniverSUS tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID de todos os autores no ato da  submissão. Os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador.
  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por  exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

 

Responsabilidade ética na pesquisa
O conteúdo dos textos é de responsabilidade dos autores. Estes devem documentar suas investigações e devem cumprir as exigências de ética da pesquisa de acordo com a Resolução 674 de 6 de maio de 2022.

Caso se aplique, os autores devem enviar os documentos sobre procedimentos éticos na investigação.

 

Processo de submissão

Para submeter um manuscrito à avaliação para publicação todos os autores do manuscrito devem estar cadastrados no sistema aberto de publicações do periódico, e apenas um dos autores deve realizar login e dar sequencia no processo de submissão do manuscrito acessando o link: nova submissão, na página do usuário.

Ao submeter um manuscrito para publicação, os autores devem enviar, por via eletrônica, como documento(s) suplementar(es):

1) Carta de encaminhamento do material, contendo as seguintes informações:

a) Nomes completos dos autores;

c) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, número de telefone e nome da Instituição que emitiu o parecer do Comitê de Ética (para os casos que se aplica).

2)Declaração de conhecimento das Orientações dos Atos Normativos do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde sobre a Resolução 196/96 e Resolução CNS no.466/12. (Para os casos em que isto se aplica)

3) Declaração de anuência assinada por todos os autores, com o número de CPF, indicando a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito e transferência de direitos autorais (copyright) para a Revista Pró-UniverSUS.

 

Taxa de Publicação

A Pro-UniverSUS cobra uma taxa de publicação a ser paga pelos autores de artigos ACEITOS. Uma vez que os autores recebam a comunicação de que seu artigo foi aceito, a taxa, no valor de R$ 100,00, deverá ser paga pelo sistema de submissão online. Um link para pagamento através do TOTVS  é disponibilizado para o autor. Todos os artigos que forem aceitos deverão realizar o pagamento da taxa antes da publicação ser efetivada.

Em caso de dúvida, entrar em contato com a Secretaria da Editora (24) 24718367 ou pelo email [email protected]

Antes da publicação

Antes de publicar, a Revista enviará um arquivo em PDF com o arquivo diagramado para que seja feita a prova de leitura.

Em caso de correção, deve ser sinalizado o mais rápido possível diretamente no PDF enviado. Serão feitas no máximo 2 provas de leitura, portanto, é necessário olhar atentamente erros como palavras juntas, falta de itálico ou negrito, e outros detalhes de formatação.

Mudanças de parágrafos, frases e tudo que possa alterar o texto já avaliado não serão aceitas.

 

Artigos

Política padrão de seção

Nota Prévia

Comunicações científicas de resultados parciais.

 

Artigo Premiado em Evento Científico

Trabalhos de incentivo à publicação de artigos de alunos de cursos de graduação em Enfermagem e Odontologia.

Trabalhos de Pós-Graduação

Artigos de discentes de cursos de Pós-Graduação em Enfermagem e Odontologia, podendo ser aceitos revisões de literatura (no máximo 3), revisão reflexiva (1) e revisão integrativa (1).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.