Competências e saberes do enfermeiro supervisor de estágio de Gestão em saúde pública no processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Educação Baseada em Competência, Educação Permanente, Gerência em Saúde, Preceptoria, Unidade Básica de SaúdeResumo
Trata-se de um projeto de dissertação em andamento no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense. Objetivos: Identificar os saberes e as competências do enfermeiro supervisor de estágio de Gerência em saúde pública no processo de ensino- aprendizagem na articulação dos acadêmicos com os atores envolvidos na atenção básica de Saúde; descrever as estratégias educacionais que são realizadas pelo enfermeiro supervisor de estágio de Gerência em saúde pública mediante a inserção dos acadêmicos com os atores envolvidos na atenção básica de saúde; analisar as estratégias educacionais realizadas pelo enfermeiro supervisor de estágio de Gerência para efetivar o processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos em Atenção Básica de Saúde. Método: pesquisa qualitativa, exploratória cujo cenário será uma Faculdade de Enfermagem privada. Tendo os enfermeiros supervisores de estágio e acadêmicos de enfermagem como participantes da pesquisa.Downloads
Referências
Brasil. Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da União 2004; 14 fev.
Ferreira FC. Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense, 2014.
Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
Gil AC. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Ed Atlas, 2002.
Severino AJ. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/