Saúde Mental Positiva: conceção de um programa para docentes do ensino básico

Autores

  • José Carlos Carvalho Escola Superior de Enfermagem do Porto, ESEP - Portugal Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS)
  • Rafael Leite Enfermeiro na UCC Fafe – Portugal, Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

Palavras-chave:

Ensino Básico, Programa, Saúde Escolar, Saúde Mental Positiva

Resumo

Cada vez mais estudos e organizações defendem um modelo de saúde centrado no empowerment das emoções mais positivas, melhorando a capacidade de enfrentamento da adversidade e no prolongamento da esperança média de vida. Baseado nos estudos do Modelo Multifatorial de Teresa Lluch, foi proposta a conceção de um programa promotor de saúde mental positiva no âmbito de enfermagem de saúde mental direcionado para docentes do ensino básico. Foi realizado um estudo e-Delphi para validação dos resultados obtidos da revisão de literatura adjacente ao tema. Na 1ª Ronda foram colocadas 5 questões aos peritos, tendo sido obtida concordância positiva em todas as questões, com algumas sugestões e alterações, tendo algumas sido aceites e outras não, com respetiva justificação. Na 2ª Ronda foi proposta a validação através da obtenção do nível de concordância quanto à totalidade dos procedimentos do programa. Foi obtido consenso positivo com uma percentagem de respostas a variar entre os 73,7% e os 99%. Este trabalho permitiu a realização de um ‘ensaio de validação de um programa’. A criação de um programa de saúde mental positiva constitui uma mais-valia para a saúde escolar e de grande utilidade para a prática de enfermagem, pretendendo dar resposta à necessidade de aplicação de projetos nesta área.

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Publicado

2018-06-04