Fatores estratégicos para implantação dos produtos do mestrado profissional na área da enfermagem
Palavras-chave:
Avaliação do Impacto na Saúde, Educação de Pós-graduação em Enfermagem, Pesquisa Científica e Desenvolvimento TecnológicoResumo
Originado do projeto de Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Objetivo geral: avaliar fatores estratégicos para implantação de projetos de intervenção relacionados aos produtos do mestrado profissional na área da enfermagem nos serviços de saúde. Objetivos específicos: Analisar os projetos de intervenção dos alunos do mestrado profissional em sua relação com as necessidades dos serviços de saúde e avanço profissional da enfermagem; Discutir fatores estratégicos para implantação dos projetos de intervenção/ processo/produto dos alunos do mestrado profissional nos serviços de saúde; Avaliar o impacto das intervenções propostas por egressos do mestrado profissional em enfermagem nos serviços de saúde. Método: estudo sociopoético, cujos sujeitos serão enfermeiros egressos do mestrado profissional na área da enfermagem, no estado do Rio de Janeiro. Para produção dos dados utilizar-se-ão: estudo documental, entrevista semiestruturado, dispositivo do grupo-pesquisador com experimentações sociopoética. Os dados serão tratados meio de estudo sociopoético, Viril/classificatório e Filosófico.Downloads
Referências
Brasil, Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria Normativa Nº- 17, de 28 de dezembro de 2009. Diário Oficial da União. Brasília, DF, Nº248. 29, de dezembro de 2009. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf
Munari DB, Parada CMGL, Gelbcke FL, Silvino ZR, Ribeiro LCM, Scochi CGS. Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges. Rev latinoam enferm [Internet]. 2014 Mar-Apr [cited 2017 Mar 24]; 22(2):204-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n2/pt_0104-1169-rlae-22-02-00204.pdf.
Brasil, Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Documento de Área - Área 20 - Enfermagem (2016). Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/20_enfe_docarea_2016.pdf
Gauthier J. Sociopoética e Formação do Pesquisador Integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2016;4(1)
Gauthier JHM. Practical applications of sociopoetics in health care: a contemporary vision [editorial]. Online Braz J Nurs. 2016; 15 (suppl.): 484-486. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5868
Tavares CMM. Como desenvolver experimentações estéticas para produção de dados na pesquisa sociopoética e abordagens afins? Revista Pró-UniverSUS. 2016 Jul./Dez.; 07 (3): 26-31.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/