Intervenções de Enfermagem para Clientes em Radioterapia – Revisão Integrativa
Palavras-chave:
Enfermagem/radioterapia, RadioterapiaResumo
Introdução: A radioterapia é um tratamento usado no combate às células neoplásicas e consiste na irradiação da área afetada com radiação ionizante. A equipe de enfermagem é atuante durante todas as etapas do tratamento radioterápico. Portanto, identificar as intervenções de enfermagem mais prevalentes torna-se um objeto de estudo relevante para a área oncológica. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram exploradas as principais bases de evidências científicas nos idiomas português, inglês e espanhol. A busca dos estudos foi realizada por dois revisores entre os meses de maio e julho de 2016 utilizando associação de descritores em saúde. As bases escolhidas foram BDENF, LILACS e MEDLINE e 32 artigos foram selecionados para a leitura do texto completo e destes, somente 10 responderam a proposta e incluídos no estudo. Resultados: Os diagnósticos e as intervenções de enfermagem mais prevalentes foram organizados segundo os Padrões Funcionais de Saúde de Marjory Gordon. Os mais evidenciados relacionam-se à nutrição, promoção do autocuidado, autoestima e integridade da pele, sendo a maioria das intervenções focadas nessas necessidades. Discussão: Não identificamos propostas de sistematização dos cuidados na população estudada. Observamos redução de eventos adversos ocasionados pela terapêutica quando há intervenção da equipe de enfermagem, assegurando assim, a proteção do profissional e do cliente. A falta da execução e registro do Processo de Enfermagem dificulta a sistematização dos dados e consequentemente o cuidado prestado. Considerações Finais: O número de trabalhos detectado é incipiente e mostrou a necessidade de estudos futuros.Downloads
Referências
Lopes MC. Um século de terapia com radiação. Gazeta de Física: Sociedade Portuguesa de Física. 2007(número especial); 30(1): 14-29.
Umm EMF, Leite MT, Maschio G. Vivências de uma equipe de enfermagem no cuidado a pacientes com câncer. Cogitare enferm. 2008;1(1):75-82.
Araújo CRG, Rosas AMMTF. A Consulta de Enfermagem para Clientes e Seus Cuidadores no Setor de Radioterapia de Hospital Universitário. Rev. enferm. UERJ. 2008 jul/set; 16(3):364-9.
Oliveira ACF. A Enfermagem em Radioiodoterapia: um enfoque nas necessidades de ajuda aos clientes/ Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira. UFRJ/EEAN. 2007:02-20.
Dodd MJ et al. A randomized controlled trial of home-based exercise for cancer-related fatigue in women during and after chemotherapy with or without radiation therapy. Cancer Nurs.2010 Jul-Aug;33(4):245-57.
Zillmer JGV et al. Caracterização dos clientes em tratamento radioterápico em um serviço no sul do Brasil.Revista de Enfermagem da UFSM, [S.l.] 2013 out.;3(2):315-25, out. 2013.
Andrade KBS et al. Consulta de enfermagem: avaliação da adesão ao autocuidado dos pacientes submetidos à radioterapia. Rev enferm UERJ. 2014 set/out; 22(5):622-8.
Cruz EP et al. Food restrictions of patients who are undergoing treatment for oral and oropharyngeal cancer. European Journal Of Oncology Nursing, Oxford. 2012 Jul;16(3):253-7.
Ferreira NMLA. Integridade Cutâneo-Mucosa: Implicações Para A Família No Cuidado Domiciliário Ao Doente Com Câncer. Rev. enferm. UERJ. 2009 abr/jun; 17(2):246-51.
Gallasch C, Alexandre N, Esteves S. Propriedades psicométricas do questionário de avaliação de desempenho no trabalho em trabalhadores submetidos à radioterapia. Revista Enfermagem UERJ. 2016 fev; 23(6):817-24.
Mcquestion M, Fitch M, Howell D. The changed meaning of food: Physical, social and emotional loss for patients having received radiation treatment for head and neck cancer. Eur J Oncol Nurs.2011 Apr;15(2):145-51.
Dhruva A, Dodd M, Paul SM, et al. Trajectories of Fatigue in Patients with Breast Cancer Before, During, and After Radiation Therapy.Cancer nursing. 2010;33(3):201-12.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/