Enfermeiro protagonista na educação em saúde para o autocuidado de pacientes com doenças renal crônica

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro
  • Marilda Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Porath Azevedo Fassarella Universidade de Vassouras
  • Pedro Paulo Correa Santana Universidade Federal Fluminense
  • Priscila Antunes Figueira da Silva Costa UNIG
  • Maicon Costa de Morais FAVENI

Palavras-chave:

Autocuidado, Doença Renal Crônica, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumo

A doença renal crônica (DRC), caracterizada pela perda gradativa da função renal de maneira insidiosa e assintomática, surge neste cenário como um relevante problema de saúde pública mundial, decorrente do crescimento expressivo de sua prevalência, impactos de suas complicações crônicas e elevado custo social e econômico. Tem-se como objetivo descrever as atribuições do enfermeiro no processo de educação em saúde do paciente com doença renal crônica. Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Para tal utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de informações: LILACS; MEDLINE e SCIELO no período de março a julho de 2017, além de material impresso como livros e artigos de revistas periódicas da saúde. Neste cenário, exige-se que enfermeiro desenvolve habilidades relacionadas à comunicação e interação, aonde a assistência ao paciente com doença renal crônica em hemodiálise vai além das máquinas e das atividades administrativas. Conclui-se que o enfermeiro pode contribuir com intervenções preventivas e educativas, ao ponto de sensibilizar os pacientes sobre a importância da conscientização referente ao autocuidado, no que tange a adesão ao tratamento de forma adequada e ainda, aderir um as estratégias abordadas durantes as rodas de conversas que serão realizadas.

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Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Mestrando Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Docente do Curso de Graduação da UNIG. Preceptor Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIABEU.

Marilda Andrade, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Vice-Diretora, Professora Associada Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade de Vassouras

Enfermeira. Mestranda em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras

Pedro Paulo Correa Santana, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ. Professor Assistente do Centro Universitário Anhanguera de Niterói.

Priscila Antunes Figueira da Silva Costa, UNIG

Enfermeira. Preceptora do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG; Pós-Graduada em Saúde da Família pela UNESA; Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior com ênfase em EAD.

Maicon Costa de Morais, FAVENI

Enfermeiro. Pós-Graduando em CTI Pediátrico e Neonatologia (FAVENI); Pós-Graduando em Terapia Intensiva e Emergência (Celso Lisboa).

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Publicado

2018-12-21