Análise epidemiológica de acidentes ofídicos no município de Vassouras, RJ
Estudo retrospectivo
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.1896Resumo
Acidentes por cobras peçonhentas são um problema de saúde pública no Brasil, presente na lista das doenças de notificação compulsória. Há quatro tipos de acidentes ofídicos de importância clínica: botrópico, crotálico, laquético e elapídico. A cidade de Vassouras/RJ, apesar da grande zona rural ainda apresenta pouca informação de notificações. O objetivo deste trabalho é relatar a situação epidemiológica desse agravo em Vassouras/RJ. Trata-se de um estudo retrospectivo, longitudinal e quantitativo através de dados obtidos no sistema do DATASUS. A pesquisa no site foi direcionada para o Estado do Rio de Janeiro, região centro-sul e cidade de Vassouras no período de 2007 a 2017. Foram identificados 6.242 casos em todo estado do Rio de Janeiro no período estudado e 598 notificações na região centro-sul. A cidade de Vassouras teve a maior ocorrência na região, compondo 177 casos. A maioria dos acidentes recebeu atendimento em até 3 horas do agravo e esses foram mais comuns em indivíduos jovens, do sexo masculino. Em relação à gravidade, encontrou-se mais casos moderados e não houve nenhuma morte no município no período estudado. Os dados entram em conformidade com outros estudos realizados, somente diferenciando em relação à gravidade, onde outros trabalhos identificaram a maior parte como casos leves. Em relação ao tipo de cobra, apesar da gravidade do acidente crotálico, esse foi o de segunda maior importância, sendo o botrópico o mais encontrado. Conhecer a epidemiologia dos acidentes ofídicos de Vassouras/RJ facilita o planejamento e execução do atendimento, prevenindo complicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/