A prática da humanização da relação médico-paciente nos alunos de primeiro período de medicina da Universidade Severino Sombra. A visão do calouro que se tornou monitor. Um relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.1923Resumo
A Prática Da Humanização Da Relação Médico-Paciente Nos Alunos De Primeiro Período De Medicina Da Universidade Severino Sombra. Projeto Calouro Humano é um projeto tanto da pró-Retoria de Pesquisa e Pós-Graduação, como da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade de Vassouras voltado para os alunos do primeiro período do curso de medicina de cada semestre letivo – o calouro humano. Possui duração de 14 semanas envolvendo também, monitores, que são alunos de diversos períodos, exceto o primeiro, além dos professores da disciplina de Programa de Aproximação a Prática Médica 1. Ele consiste em trabalhar com o aprendizado e a utilização dos princípios da humanização da relação médico-paciente e inserir o aluno desde o princípio da faculdade no ambiente hospitalar visando o paciente como pessoa portadora de uma doença. Quando perguntados a respeito da experiência ao executarem as suas funções, cerca de 80% dos alunos responderam positivamente em relação a vivência nessa atividade. Trata-se de um projeto de importância para a construção gradual do desenvolvimento da habilidade de empatia e comunicação dos alunos envolvidos em ambas as funções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/