Educação permanente como estratégia para auxiliar o profissional de saúde no acolhimento às nutrizes em sofrimento mental do banco de leite humano.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.1992Resumo
Apresenta-se um projeto de Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF). Objetivo geral: propor a Educação Permanente em Saúde no Banco de Leite Humano (BLH) como estratégia para contribuir para o acolhimento às nutrizes em sofrimento emocional durante o aleitamento materno. Método: trata-se de um estudo com abordagem mista (quantitativa e qualitativa) descritivo e exploratório, pesquisa de campo, pesquisa-ação do tipo convergente assistencial. Que será realizado em um BLH de um hospital Universitário do Município de Niterói (RJ). O referencial político será a Política de Educação Permanente e como referencial teórico serão utilizados os preceitos de cuidado trazidos por Merhy, autor que dá subsídios para a temática proposta. Pretende-se para coleta de dados a utilização do questionário validado que será aplicado as Nutrizes “Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS)”, em um segundo momento com os profissionais de saúde serão realizadas oficinas de acordo com a metodologia da Problematização do Arco de Maguerez.
Descritores: Acolhimento. Profissionais de Saúde. Bancos de Leite. Serviços de Saúde Humanização da Assistência. Sofrimento Mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/