Educação Permanente em Saúde em um município da região metropolitana do Rio de Janeiro: saberes e práticas
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.1994Resumo
O objeto central da análise deste estudo é a Educação Permanente em Saúde (EPS) e sua constituição nas práticas locais de saúde. Objetiva investigar saberes e práticas sob a ótica da EPS em um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, será desenvolvida pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados acontecerá a partir de encontros conduzidos sob a perspectiva de Grupos Focais e entrevistas de aprofundamento. Os grupos focais com participação multiprofissional acontecerão em cinco encontros com cerca de 15 participantes incluindo trabalhadores da gestão e da assistência, de nível fundamental, médio e superior. As entrevistas serão conduzidas através de roteiro semiestruturado com informantes chave para aprofundamento das temáticas abordadas nos grupos focais. Serão incluídos no estudo trabalhadores da gestão e da assistência (atenção primária) que estejam atuando no município à pelo menos 1 ano e concordarem em participar da pesquisa. Serão excluídos os trabalhadores que estiverem de férias ou de licença médica durante a fase de coleta de dados. Espera-se que o estudo possa fortalecer a EPS como norteadora de práticas e reflexões sobre o processo de trabalho e incentivar ações transformadoras nas realidades locais dos serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/