Ebook como Tecnologia Educacional no Ensino do Gerenciamento em Segurança do Escolar com Alergia a proteína do Leite de Vaca
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.1998Resumo
Introdução: Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia afirmam que entre 6% e 8% das crianças têm alergias alimentares, e dentre elas a alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é a causa mais comum, considerada atualmente um problema de saúde pública. Para criança que apresenta reações alérgicas alimentares graves o ambiente extradomiciliar, representa alto risco para desencadear anafilaxia. Ao analisar este cenário, constata-se a seriedade de ter um enfermeiro na escola. O objetivo do estudo é desenvolver uma tecnologia educacional no formato de Ebook para o ensino do gerenciamento em segurança do escolar APLV na formação profissional dos enfermeiros e profissionais de educação. Método: Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa com desenvolvimento de pesquisa metodológica para elaboração de uma tecnologia educacional. Os participantes serão estudantes de enfermagem de uma Universidade Federal, profissionais de educação de uma escola pública e privada nos municípios de Maricá e Niterói, respectivamente. A pesquisa obteve parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Serão agendadas três oficinas, onde será aplicado um questionário semiestruturado. O tratamento e a análise dos dados serão feitos de forma descritiva, através da análise e classificação do conteúdo. Resultados esperados: Pretende-se trazer benefícios ao ensino, pesquisa e a sociedade, discutindo questões que subsidiarão a reorientação do processo de formação dos enfermeiros, engajando-os para que possam atuar conjuntamente com os profissionais da educação, a fim de alcançar a principal meta que é a qualidade do cuidado e a segurança do escolar com APLV.
Descritores: serviços de saúde escolar, tecnologia educacional, segurança do paciente
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/