O Gerenciamento Da Segurança Do Idoso Com Demência No Contexto Domiciliar: E Book Como Tecnologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.2013Resumo
Introdução: A Demência cursa com perdas cognitivas progressivas, incapacidade e dependência, com um grande impacto tanto para o indivíduo quanto sua família. As fragilidades e especificidades do envelhecimento e das demências, aumentam a vulnerabilidade desta população a um maior risco de eventos adversos, demandando do profissional de saúde o gerenciamento da segurança deste paciente. Objetivo: Desenvolver e validar uma tecnologia educacional no formato de e-book como estratégia inovadora de ensino e aprendizagem no contexto da segurança da pessoa idosa com demência, no ambiente domiciliar, a ser aplicada no ensino e saúde multiprofissional. Método: Estudo qualitativo de pesquisa metodológica para elaboração e validação de tecnologia educacional para o ensino da Segurança do Paciente. Utilizaremos oficinas como ferramenta metodológica de pesquisa e estratégia de ensino-aprendizagem na formação profissional para a produção de um eBook, cujo objetivo é o gerenciamento da segurança do idoso com demência no contexto domiciliar. Os participantes da pesquisa são alunos pós-graduandos de geriatria e gerontologia de uma universidade federal. O estudo obteve parecer favorável pelo comitê de ética e pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Os dados serão coletados através de questionário semiestruturado do sistema Google Forms®, e compilados e analisados através da análise temática. Resultados Esperados: Espera se ampliar os conhecimentos na área da segurança do paciente idoso com demência no contexto domiciliar de forma inovadora na formação profissional. E ainda que a oficina possa ser uma estratégia de tecnologia educacional inserida no modulo do curso de pós-graduação interdisciplinar de gerontologia e geriatria.
Descritores: Tecnologia Educacional; Segurança do Paciente; Idoso; Demência; Ensino
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/