Estomias Intestinais: Do contexto histórico ao cotidiano do paciente estomizado
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.2019Resumo
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo que tem como objeto de estudo as vivência com a estomia intestinal, que objetivou descrever o cotidiano do paciente estomizado intestinal. Como metodologia, utilizaram-se artigos publicados em base de dados virtuais. Para tal utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO, com recorte temporal de 2008 a 2018. O paciente sofre com as modificações corporais, alterações no nível de dependência, o comprometimento da sexualidade, com a alteração da autoestima, entre outros, o que pode comprometer seu bem-estar e consequentemente a sua qualidade de vida Conclui-se Diante das perspectivas abordadas pelo estudo apresentado desde os primórdios, até o presente século, os estomas sofreram evolutivos estudos para aprimoramento da técnica conforto e bem-estar dos pacientes. O estomizado, por sua vez, produz uma nova imagem, podendo ser percebida como desafiadora, diante de comprometimentos como a sexualidade, estética, aceitação, autocuidado e autoestima.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/