Aprendizado na prática do futuro profissional de saúde para a promoção do autocuidado no Diabetes Mellitus
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.2042Resumo
Objetivos: analisar o processo formativo dos futuros profissionais de saúde em relação à promoção do autocuidado de pacientes com Diabetes Mellitus nos serviços de Atenção Básica adquirido junto a preceptores e contribuir para a elaboração conjunta de um produto pedagógico capaz de intensificar a habilidade dos preceptores em capacitar, na prática, os alunos de graduação para a promoção do autocuidado do paciente diabético na Atenção Básica. Metodologia: pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, realizada nos anos de 2018 a 2020 utilizando, como referencial teórico-metodológico, a Análise Institucional nos moldes da Socioclínica Institucional. Escolheram-se, como participantes, profissionais de saúde que atuam como preceptores em um Módulo do Programa Médico de Família de Niterói e, como dispositivos de coleta de dados, o diário do pesquisador e encontros socioclínicos institucionais. A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Resultados esperados: espera-se ampliar o conhecimento dos participantes com a proposta metodológica da Socioclínica Institucional; favorecer reflexões sobre o papel dos profissionais enquanto preceptores e educadores em saúde e propiciar a análise dos participantes sobre suas implicações com a preceptoria, a formação e com o autocuidado do paciente com Diabetes Mellitus. Como produto, pretende-se buscar estratégias que intensifiquem a habilidade dos alunos para a promoção do autocuidado do diabético.
Palavras-chave: Preceptoria. Educação na Saúde. Promoção da Saúde. Autocuidado. Diabetes Mellitus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/