O ensino da Vigilância em Saúde na graduação em Enfermagem
reflexões socioclínicas institucionais
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.2043Resumo
Objetivos: analisar o ensino da prática profissional baseada no modelo tecnoassistencial orientado pelos conceitos da Vigilância em Saúde no currículo da graduação em Enfermagem de uma universidade privada na região serrana no Estado do Rio de Janeiro e identificar as competências e as habilidades enfatizadas no ensino da prática profissional embasada na Vigilância em Saúde. Metodologia: pesquisa intervenção, com abordagem qualitativa, utilizando o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional, em sua modalidade Socioclínica Institucional, a ser desenvolvida em uma universidade privada da região serrana do Estado do Rio de Janeiro com os docentes da graduação da Enfermagem. A produção de dados acontecerá nos encontros Socioclínicos Institucionais agendados previamente. Serão realizados registros no diário de pesquisa pela pesquisadora. Resultados esperados: promover a discussão, a reflexão e transformações nas práticas docentes e do currículo da graduação em Enfermagem da universidade, contribuindo para uma formação em Vigilância em Saúde voltada para o enfrentamento das emergências em saúde de forma eficaz. A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense.
Palavras-chave: Emergências. Saúde Pública. Ensino de Enfermagem. Vigilância em Saúde Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/