Depressão e risco de suicídio entre acadêmicos de enfermagem: estratégias de intervenção do docente
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.2052Resumo
Introdução: Este estudo pretende abordar a experiência dos discentes e docentes de enfermagem sobre depressão e suicídio nos acadêmicos deste curso. A depressão constitui um sofrimento mental e implica de forma negativa no aprendizado dos alunos, além de aumentar a possibilidade do suicídio entre os jovens com depressão grave. Materiais e métodos: Pesquisa qualitativa com discentes e docentes de enfermagem de uma universidade privada. A sociopoética será usada como método de pesquisa e análise. Em um primeiro momento, o trabalho se dará pelo grupo pesquisador formado por acadêmicos de enfermagem. O tema gerador será a experiência de algum sentimento relacionado a depressão e suicídio durante a universidade. Em um segundo momento, os alunos irão mencionar docentes que ofereceram suporte emocional neste período. Estes docentes serão entrevistados. Serão realizados três encontros; no terceiro encontro será realizada a contra-análise para que possa ser avaliada, a partir dos dois primeiros encontros, a ocorrência do compartilhamento de estratégias sobre os possíveis caminhos para o enfrentamento de sintomas relacionados a depressão e ideação suicida nestes alunos. Esta contra-análise será o instrumento de validação do estudo. Resultados esperados: Espera-se que ao trazer esta temática os alunos dialoguem sobre suas experiências e os docentes possam refletir sobre possíveis estratégias para continuar a minimizar o sofrimento discente.
Decs: saúde mental, alunos de enfermagem e professores universitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/