O Uso De Metodologias Ativas Como Facilitadoras Do Processo De Desenvolvimento Da Empatia No Acadêmico De Enfermagem – Uma Abordagem Sociopoética.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.2066Resumo
Objetivos: Propor estratégias de ensino com base nas metodologias ativas e na sociopoética para o desenvolvimento da empatia no acadêmico de enfermagem;screver como se dá o preparo do acadêmico de enfermagem para desenvolver a competência empática junto aos pacientes a partir das metodologias ativas; Experimentar dinâmicas de ensino da empatia junto aos acadêmicos de enfermagem; Avaliar a contribuição das dinâmicas utilizadas para a formação do comportamento empático junto aos acadêmicos de enfermagem e propor uma abordagem metodológica que colabore com o aprimoramento do ensino da aprendizagem de competências empáticas na formação do enfermeiro. Método: Estudo qualitativo, descritivo, com abordagem sociopoética. A escolha por esta abordagem nos permite uma produção coletiva de conceitos e problemas que mobilizam o grupo de sujeitos envolvidos na pesquisa. Resultados esperados: Acredita-se que esse estudo contribua com a formação de enfermeiros para atuarem futuramente com pensamento crítico-reflexivo e empático para compreensão e resolutividade dos problemas dos usuários do SUS. Produto: Esta pesquisa almeja propor uma estratégia de abordagem metodológica que colabore com o aprimoramento do ensino da aprendizagem de competências empáticas na formação do enfermeiro.
Palavras-chave: Empatia; Educação em enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/