Tecnologia digital de informação e comunicação como agente otimizador na relação ensino-aprendizagem na saúde
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.2068Resumo
Entende-se por TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) o conjunto de dispositivos, plataformas, bases, ferramentas e ambientes que operem de forma digital processando dados e provendo informações tratadas e organizadas com modelos diversos de acessibilidade. Esta pesquisa traz à luz do conhecimento as implicações das utilizações das TDIC no processo formativo dos profissionais de saúde, identificando seus desafios, eficiências, entraves, perspectivas e tendências dentro do processo ensino-aprendizagem. Tem como objetivos: Provocar reflexões sobre experiências vivenciadas pelos profissionais de saúde apontando suas expectativas e dificuldades diante de um novo cenário de aprendizagem; identificar entraves na aplicação e utilização dos recursos digitais; analisar o processo de entrave das TDIC em sua inserção no cenário ensino-aprendizagem; discutir as TDIC à luz de referências teóricas contemporâneas do campo da educação; produzir um site que servirá como mapa apontando as principais plataformas TDIC para o ensino na saúde. A metodologia definida para uso foi a pesquisa qualitativa, pois foram utilizadas informações com vínculo indissociável entre o profissional de saúde e os caminhos a ele apresentado para o aprendizado de conhecimentos inerentes a sua profissão, informações essas que não podem ser traduzidas em números. Foram escolhidos dispositivos da metodologia Sociopoética para a produção de dados junto ao grupo pesquisador. Os participantes do estudo são profissionais de saúde que estão realizando curso de pós-graduação stricto sensu na Escola Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense – UFF. Também foi decidido realizar um levantamento de base bibliográfico e documental. Foi escolhido o software QSR Nvivo versão 10.0/Windows 64 bits para a análise qualitativa dos dados e geração de nuvem de palavras, bem como a organização das fontes de dados e geração de categorias. Também foi definido utilizar o aplicativo online wordle para produzir variações na nuvem de palavras junto com os resultados do QSR Nvivo. O respectivo projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana, conforme definido na resolução CNS 466 sendo aprovado conforme parecer nº3.628.543.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/