Obesidade como fator de risco para infecções de vias aéreas
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2778Resumo
A obesidade define-se como acúmulo de tecido adiposo na composição corpórea de um indivíduo, tendo origem multifatorial. Atualmente, esta condição é um dos principais problemas preveníveis de saúde pública, já que houve um aumento significativo de sua prevalência nos últimos anos. Além disso, a obesidade está associada à presença de comorbidades, o que amplia os fatores de risco para a ocorrência e agravo de infecções respiratórias. Este trabalho visa a reunião de dados a respeito da relação entre a obesidade e a ocorrência e agravamento de doenças de vias respiratórias. O presente artigo compõe-se de uma pesquisa exploratória que utiliza como procedimento o levantamento bibliográfico e a coleta de dados de artigos científicos das áreas analisadas. Pesquisas relacionadas ao tema mostram que seres vivos obesos estão propensos a ter alterações nas respostas imunológicas, que levam a dessensibilização das células do sistema imune na resposta inflamatória, correlacionando a obesidade a um estado inflamatório de baixo grau. Além disso, o incremento do percentual de adipócitos está relacionado à maior incidência de pneumonia. Os obesos com infecções têm pior prognóstico, já que evoluem em maior velocidade para quadros mais graves da doença, comparando-se a indivíduos com IMC normal, devido à maior concomitância de doenças crônicas e a redução da capacidade pulmonar, que ocorre devido ao aumento da gordura intra-abdominal. Portanto, a redução do IMC, alimentação adequada e a realização de exercícios físicos devem recomendadas pela equipe de saúde, objetivando a redução dos agravos de infecções e melhora da qualidade de vida.
Palavras Chaves: Obesidade; Infecções; Sistema Respiratório.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/