O significado do cuidado musical no contexto da extensão acadêmica de enfermagem – um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2891Resumo
Objetivo: descrever a experiência vivida durante a realização das visitas musicais no projeto de extensão Agrupamento Multidisciplinar de Acolhimento (AMA). Materiais e Métodos: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do projeto de extensão AMA, que se deu no período de fevereiro de 2017 a março de 2018, envolvendo discentes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Universidade Federal da Bahia, no cenário de um hospital geral do sudoeste baiano. Resultados: evidenciou-se sensações de bem-estar, felicidade, animação, alegria e entusiasmo durante a aplicação da atividade, expressadas através de sorrisos, palavras de gratidão e choro de emoção pelos pacientes e familiares, enquanto a equipe, essa relatava a necessidade de frequência maior das atividades. Discussões: a importância e os benefícios promovidos pelo uso da música durante o internamento hospitalar, tanto para pacientes, familiares e equipe de saúde, além disso, a inserção da musicoterapia na formação acadêmica promove uma assistência integral, ressignificando as experiências acadêmicas no contexto hospitalar. Considerações finais: A realização das atividades demonstrou os aspectos positivos do cuidado musical, como a promoção de bem-estar físico, mental e espiritual no contexto terapêutico.
Palavras-Chave: Assistência Integral à Saúde; Música; Empatia; Assistência Hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/