A Influência do Curso de Medicina na Espiritualidade dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2929Resumo
Essa pesquisa objetiva analisar a influência do curso de medicina na espiritualidade do estudante, buscando conhecer a espiritualidade do estudante de medicina e a sua concepção sobre este tema, e comparar a percepção do estudante de medicina sobre a importância da espiritualidade no campo da saúde, antes e depois de cursar a disciplina que aborda esta temática. Estudo qualitativo baseado em narrativas orais, gravadas e, posteriormente, transcritas, seguindo o modelo de análise de dados qualitativos proposto por Graham Gibbs. Foi aplicado com os informantes um questionário sóciodemográfico e, em seguida, realizada uma entrevista estruturada. A amostra constou de estudantes de medicina, maiores de 18 anos, que estavam cursando o segundo, terceiro, quarto, sexto, sétimo ou oitavo semestre em uma universidade pública de Salvador, Ba. Os resultados mostram que o curso de medicina influenciou a maior parte dos estudantes entrevistados, e essa influência não demonstrou ser dada em função da crença, religião ou semestre em curso, mas sim de modo subjetivo de acordo a percepção pessoal que cada entrevistado possui a respeito da sua espiritualidade e das suas vivências no decorrer do curso. A grande maioria foi influenciada a favor da sua espiritualidade, acentuando e criando novas convicções, enquanto uma pequena parte relatou uma influência contrária à sua espiritualidade do curso, fazendo-os reconsiderar compreensões e posicionamentos anteriormente tidos. Ademais, mais da metade da amostra relatou já ter vivenciado um fato marcante na sua espiritualidade, diretamente relacionado ao curso de medicina.
Palavras-Chave: Educação Médica; Espiritualidade; Estudantes de Medicina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/