Educação em saúde para realização de terapia subcutânea em domicílio
Uma pesquisa-intervenção pautada na educação permanente em saúde
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2988Resumo
Introdução: Terapia subcutânea é via de administração de medicamentos de fácil execução e poucas complicações, muito utilizada em cuidados paliativos, considerada segura para manejo por leigos treinados por equipe especializada, favorecendo alta hospitalar e óbito em domicílio. Objetivo: Analisar processo educativo desenvolvido junto aos familiares de usuários em cuidados paliativos para manejo da terapia subcutânea (SC) em domicílio, em hospital de referência em oncologia. Método: Pesquisa qualitativa na abordagem pesquisa-intervenção. Cenário: setores de internação e assistência domiciliar do referido hospital. Participantes: Familiares de pacientes que estejam em terapia subcutânea no domicílio e enfermeiros dos setores de internação hospitalar e assistência domiciliar. Critério de inclusão – familiares: ter recebido treinamento para manejo de via subcutânea durante internação ou assistência domiciliar; – enfermeiros: experiência no hospital superior a um ano e terem recebido duas doses preconizadas da vacina contra COVID-19. Critérios de exclusão - familiares que tenham experiência profissional prévia para administração de medicamentos SC; - enfermeiros em cargos de chefia e que estejam de férias ou licença. Coleta de dados – familiares: entrevista semi-estruturada por video-chamada gravada no Google Meet; – enfermeiros: rodas de conversa filmadas, além do diário de pesquisa. Análise de dados através dos conceitos da Análise Institucional. Aspectos Éticos - conforme Resolução nº 466 de 13/06/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS. Resultados Esperados: Análise e aprimoramento do processo educativo para manejo da terapia subcutânea em domicílio, considerando a perspectiva dos envolvidos, proporcionando melhor assistência aos usuários. Espera-se produção de novos recursos didáticos, inclusive audiovisuais, para engrandecimento do processo, além de contribuições para o ensino e campo científico.
Palavras-chaves: Hipodermóclise; Cuidadores; Atenção Domiciliar; Cuidados Paliativos; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/