O uso do hipoclorito de sódio (NaOCl) como solução irrigadora para o tratamento endodôntico
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.3003Resumo
A utilização de uma substância irrigadora no processo do tratamento endodôntico é de extrema importância, afinal, para que ocorra a eficácia do tratamento é necessária a eliminação de qualquer produto, bactéria ou toxina existente no interior dos canais, sendo feita de maneira mais profunda. Portanto, para que uma solução irrigadora seja identificada como ideal, ela deve também, conter outras propriedades necessárias, como o poder de dissolução tecidual, atividade lubrificante, viscosidade, baixa tensão superficial, eliminação de lipopolissacarídeos e biocompatibilidade com os tecidos perirradiculares. Diante disso, o hipoclorito de sódio vem sendo a solução irrigadora mais utilizada e indicada, por conta da sua forte ação antimicrobiana e sua dissolução de tecido orgânico. Assim, o principal objetivo deste trabalho é discutir sobre a ação do hipoclorito de sódio como solução irrigadora no tratamento endodôntico, levando em conta sua importância nesse processo e suas propriedades. O trabalho é de cunho bibliográfico, e foi construído através da busca em obras como artigos científicos, revistas on-line, periódicos e trabalhos acadêmicos.
Palavras-Chave: Solução irrigadora; Tratamento Endodôntico; Hipoclorito de Sódio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/