Cuidados com recém-nascidos alimentados por sonda gástrica
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.3041Resumo
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, cujo objetivo é a reflexão sobre os cuidados com os recém-nascidos alimentados por sonda gástrica internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foram utilizados artigos publicados em base de dados virtuais. Para tal utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO. A sobrevida dos recém-nascidos (RNs) tem se tornado cada vez maior em todo mundo, entretanto os RNs que nascem antes das 34 semanas de gestação apresentam dificuldade na deglutição, na sucção e até mesmo na respiração. Por isso, o benefício da alimentação enteral através de sonda gástrica tem suprido as necessidades nutricionais e alimentares. Conclui-se que o papel do enfermeiro é de fundamental importância, sendo o principal responsável pela administração da nutrição enteral (NE), além da prescrição dos cuidados de enfermagem, estabelecer o acesso enteral, por via oro/nasogástrica ou transpilórica, e assegurar o exame radiológico visando a confirmação da localização da sonda.
Palavras-Chave: Terapia Intensiva Neonatal; Recém-Nascido; Enfermagem; Nutrição Enteral
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/