O universo das universitárias versus conhecimento sobre o contraceptivo oral: Uma reflexão para a enfermagem.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3101Resumo
O contraceptivo hormonal oral é um dos métodos mais utilizados atualmente. Entretanto, ainda existem dúvidas por parte das usuárias quanto aos efeitos adversos, contraindicações e atitudes a serem tomadas durante a utilização das pílulas. Desta forma surge a inquietação se estas dúvidas também são frequentes em universitárias. Objetivo: Avaliar o conhecimento das universitárias quanto às atitudes a serem tomadas na quebra de rotina durante o uso do contraceptivo oral; Discutir qual a atuação da enfermagem na vivencia das participantes durante o processo de escolha do contraceptivo e orientações. Método: Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo exploratório, constituído por um questionário com universitárias mulheres, maiores de dezoito anos e em idade fértil. O trabalho foi submetido ao Comitê de ética e Pesquisa da Universidade de Vassouras, sendo o mesmo aprovado com o parecer nº4.743.606. Os dados foram tabulados em uma planilha do Excel e foi procedida análise estatística descritiva. Resultados: Apesar de 68% das mulheres entrevistadas afirmarem saber quais atitudes tomar quando houver falha no uso do método, mostraram comportamento equivocado, diminuindo a eficacia do contraceptivo. Conclusão: O estudo mostrou-se relevante ao constatar a falta de conhecimento das universitárias, havendo a necessidade de traçar estratégias que enfatizem a maneira correta de utilizar o contraceptivo hormonal oral.
Palavras-Chave: Assistência de Enfermagem; Anticoncepcionais Orais; Orientação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rebecah Ariela Groetares, Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Alessandra da Silva Souza, Jannaína Sther Leite Godinho da Silva, Geísa Sereno Veloso da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/