Impacto da COVID-19 na saúde mental das crianças
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3102Resumo
Objetivo: identificar o impacto que a pandemia da COVID-19 ocasionou na saúde mental das crianças, buscando ressaltar os principais fatores que influenciaram no psicológico delas. Metodologia: trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão foram periódicos de 2020 a 2021, na língua portuguesa, em forma de texto completo e que estavam disponíveis nas bases de dados e o de exclusão todos aqueles que estavam na língua estrangeira e não abordava o tema proposto no estudo. Resultados e discussão: ao analisar os dados nas três categorias elencadas pelo estudo foi possível detectar que nos impactos físicos, a falta de atividade física teve um grande aumento durante a pandemia, o que poderá acarretar em doenças crônicas precoce, já nos impactos emocionais, pôde-se observar que a dificuldade de concentração, ansiedade e dependência excessiva dos pais foi o maior impacto acarretado nas crianças e impacto social teve como principal causador a defasagem de processo de ensino-aprendizado, falta de convívio social e a desigualdade social. Considerações finais: ao finalizar o estudo, foi concluído que as crianças encontram-se mais vulneráveis aos impactos indiretos da pandemia, principalmente, com a interrupção da rotina.
Palavras-Chave: Crianças; Saúde Mental; COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Lívia Ramos de Brittes dos Santos, Alessandra da Silva Souza, Eliara Adelino da Silva, Manoela Alves, Adiel Queiroz Ricci, Jannaina Sther Leite Godinho Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/