Os impactos da trajetória acadêmica na saúde mental dos graduandos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3108Resumo
A trajetória acadêmica é marcada por alterações pessoais e profissionais. Dentre elas, pode-se observar impactos que corroboram para que consequências à saúde mental dos acadêmicos sejam desenvolvidas. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar os efeitos que a vida acadêmica pode provocar na saúde mental do graduando. A pesquisa trata-se de uma revisão de literatura narrativa e utilizou como base de dados as plataformas Scielo (Scientific Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências em Saúde), MEDLINE, Google Acadêmico e Revista Pró-UniverSus, através do critério de inclusão e exclusão, resultando em 16 artigos selecionados e 325 excluídos. Os resultados demonstraram que a graduação traz impactos mentais devido à transição da infância para a vida adulta, pelas responsabilidades e cobranças que são geradas diariamente no ensino superior e na nova rotina, o que ocasiona um desequilíbrio psicológico ao estudante e propicia o desenvolvimento de transtornos mentais ou psicossomáticos. Conclui-se que as instituições de ensino podem atuar como fatores estressores que provocam o desequilíbrio psíquico; em contrapartida, podem também proporcionar meios a partir dos quais o equilíbrio mental, social e físico seja reestabelecido.
Palavras-chave: Saúde Mental; Vida Acadêmica; Transtornos Mentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luana Ferreira de Oliveira Marques Nunes, Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Eliara Adelino da Silva , Alessandra da Silva Souza, Adiel Queiroz Ricci, Manoela Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/