As dificuldades no cotidiano da família e da enfermagem para o combate da obesidade infantil
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3121Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar as dificuldades do cotidiano familiar na obesidade infantil e as ações desenvolvidas pelos enfermeiros na atenção primária com a família de crianças com obesidade infantil. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. Para elaboração deste estudo, os artigos foram consultados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), através da base de dados LILACS e BDENF, utilizando os seguintes descritores: enfermagem AND família AND obesidade infantil AND. Na base LILACS foram encontrados 8 artigos, mas serão utilizados apenas 4 que atendem o critério de inclusão. Na base dados da BDENF foram encontrados 49 artigos, contudo, após a aplicação dos critérios de inclusão foram separados 3 artigos, mais utilizado apenas 1 artigo devido os outros 2 serem equivalentes do LILACS e como critérios de exclusão, os textos incompletos e em língua estrangeira, textos que não abordassem a temática estabelecida e com recorte temporal inferior a 2017. Resultados: As dificuldades do cotidiano familiar na obesidade infantil e ações desenvolvidas pelos enfermeiros na atenção primária com a família de crianças com obesidade infantil. Conclusão: O estudo buscou relatar os índices de aumento da obesidade infantil e todas as estratégias que devem ser tomadas, a fim de que todos os envolvidos no processo estejam aptos e preparados para o tratamento.
Palavras-Chave: Enfermagem; Família; Obesidade Infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Priscila Aparecida de Souza Ribeiro, Alessandra da Silva Souza, Jannaina Sther Leite Godinho Godinho, Geisa Sereno Velloso da Silva, Elisangela do Nascimento Fernandes Gomes, Eliara Adelino da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/