HIV em gestantes e os desafios para o cuidado no pré-natal
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3123Resumo
O presente estudo tem como objetivos identificar os principais desafios dos profissionais de saúde para realizar o pré-natal em gestantes com HIV positivo e descrever sobre as estratégias para prevenção da transmissão vertical do HIV. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A revisão de literatura visa dar aos pesquisadores acesso direto a tudo o que foi escrito ou falado sobre um tópico específico. O método desta pesquisa é qualitativo, de acordo com a literatura, responde a questões bastante específicas, com foco na subjetividade do objetivo. Nas ciências sociais, concentram-se no nível de realidade que não pode ser quantificado. Resultados: Os desafios identificados nas pesquisas enfrentadas pelos profissionais de saúde para realização do pré-natal das gestantes portadoras de HIV foram: medo do diagnóstico, preconceito da doença, uso de drogas e falta de capacitação profissional. A principais estratégias para prevenção da transmissão vertical pelo vírus do HIV foram: diagnóstico precoce do HIV, busca ativa das gestantes e o aconselhamento. Conclusão: Desta forma, a capacitação profissional e implementação de novas estratégias para o dignostico precoce da gestação e do HIV são essenciais para uma assistencia de qualidade no pré-natal. Fazendo com que a prevenção do HIV e a diminuição dos índices de transmissão vertical sejam cada vez mais evidentes e perceptíveis nos boletins epidemiológicos e para toda população mundial.
Palavras-Chave: Enfermagem; Gestantes; HIV; Pré-natal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danielle Lamon Fernandes, Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Alessandra da Silva Souza, Jannaina Sther Leite Godinho, Eliara Adelino da Silva, Geisa Sereno Velloso da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/