A percepção do enfermeiro sobre a morte e o morrer.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3145Resumo
O presente trabalho intenciona identificar as estratégias dos enfermeiros para o enfrentamento do processo morte e morrer dos pacientes sob seus cuidados. O estudo consistiu em uma revisão narrativa através de pesquisa descritiva de artigos e livros. A coleta de dados foi realizada em base de dados virtuais, utilizando-se a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de informação: BIREME; LILACS; SCIELO. Para tanto utilizou-se os seguintes descritores: Enfermeiro and Morte and morrer and Saúde Mental; Enfermeiro and Tanatologia and atitude frente a morte; identificou-se 94 artigos cujo tema central era morte e o morrer. após as leituras dos resultados, verificou-se somente 18 artigos do interesse do objetivo do estudo abordado. O período de coleta da revisão foi novembro de 2021. Foi estabelecida a questão de busca “O que as produções científicas abordam sobre os enfermeiros ante o processo de morte e morrer dos pacientes?” Como resultado foram traçadas as categorias: Percepção do enfermeiro sobre a morte e morrer; e as estratégias utilizadas pelos enfermeiros no enfretamento da dor da perda. Conclui-se que o enfrentamento pelo enfermeiro é uma questão dolorosa, ocasionando aflição, angústia e sofrimento para aqueles que a presenciam justamente por se tratar de um acontecimento pouco compreendido em nossa cultura.
Palavras-Chave: Morte; Morrer; Saúde Mental; Enfermeiro; Atitude frente à Morte; Profissionais da Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laura Sheffer Neves Monteiro, Mônica de Almeida Carreiro, Manoela Alves, Lília Marques Simões Rodrigues, Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/