A Dramatização como Recurso Pedagógico em Enfermagem

Autores

  • Marilei de M Tavares e Souza USS

Palavras-chave:

Dramatização. Enfermagem. Estratégia pedagógica

Resumo

O presente estudo buscou analisar a dramatização como uma
estratégia de ensino que visava promover reflexão sobre o trabalhado de
enfermagem. Realizou-se estudo exploratório de campo, de abordagem
qualitativa com os enfermeiros alunos do curso de Especialização em
Enfermagem do Trabalho. Recorreu-se à técnica de dramatização como modo
de expressão de experiências. Esta prática promove aproximação pedagógica
e proporciona a participação e interção dos envolvidos no processo educativo.
Os métodos empregados pelo enfermeiro em seu cotidiano de trabalho são de
orientação tecnicista, marca de sua formação. Esses métodos produzem como
efeito um cuidar tardio/descuidado e a negação do sofrimento, tanto dos
trabalhadores como dos pacientes. Conclui-se que dinâmica subjacente ao
processo de cuidar dos enfermeiros em seu cenário de prática é marcada por
faltas que simbolizam a carência histórica de valorização social da profissão
de Enfermagem.

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Publicado

2010-07-04