Contribuições da liderança coaching para enfermeiros: um estudo reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3156

Resumo

A liderança é reconhecida como competência gerencial imprescindível ao trabalho de diversos profissionais, entre eles o enfermeiro. Dentre os inúmeros modelos de liderança, cabe destacar a Liderança Coaching, baseada no processo coaching, que compreende um novo direcionamento das organizações de saúde, inovador entre enfermeiros. Com base no exposto, o artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da liderança Coaching para enfermeiros no âmbito assistencial. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo análise reflexiva, elaborado a partir de revisão da literatura. A revisão foi realizada de forma não sistemática, com busca aleatória do material nas bases de dados da biblioteca virtual de saúde e no Google Acadêmico. Assim, foram identificadas 28 publicações com potencial para fundamentar este manuscrito. Após a avaliação dos títulos e resumos, 13 artigos foram considerados para leitura na íntegra e, contemplando os critérios de inclusão, puderam subsidiar a esta reflexão. No contexto da enfermagem, os estudos trazem consigo uma metodologia inovadora que propõe uma avaliação correlacional da percepção da liderança entre líderes e liderados. Conclui-se que foi possível refletir e conhecer mais sobre coaching, bem como sua inserção na enfermagem. A prática de coaching é recente e se mostra essencial para o desenvolvimento da habilidade de liderar. A técnica de coaching auxilia no intuito de aperfeiçoar a atuação profissional do enfermeiro aliado ao processo de desenvolvimento da pessoa e de sua vida pessoal.

Palavras-chave: Enfermeiras e Enfermeiros; Coaching; Liderança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Pós-Graduando em Alta Complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO0; Saúde da Família (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UFMA); Pediatria e Neonatologia (FAVENI); Enfermagem em Oncologia (IBRA); Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ); Enfermagem em Estomaterapia (UERJ). Docente do Curso de Graduação da UNIG e UCB. E-mail: [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8655-3789.

Larissa Christiny Amorim dos Santos, Universidade Iguaçu/ Estácio de Sá

Gestora Hospitalar. Acadêmica de Enfermagem Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

Uesclei Pinto de Medeiros, Unisuam

Acadêmico de administração do curso de graduação em administração da Unisuam, Brasil.

Ana Lúcia Naves Alves, Universidade Iguaçu

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda na Facultad de Humanidades Y Artes. Universidad Nacional de Rosário, UNR, Argentina.

Keila do Carmo Neves, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu

Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da UNIG, Brasil.

Fernando Salgado Filho, Universidade Iguaçu

Enfermeiro, graduado pelo Centro universitário de volta redonda (UNIFOA), Pós graduado em enfermagem em terapia intensiva pelo Centro universitário de volta redonda (UNIFOA), Mestre em ensino de ciências da saúde e do meio ambiente pelo Centro universitário de volta redonda (UNIFOA), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-29