Cuidado de enfermagem em oncologia pediátrica: um olhar sobre o ser criança em tratamento oncológico
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3173Resumo
O câncer impõe desconsolação e diversas expectativas que modificam a vida da criança e do seu familiar. Sendo assim, a enfermagem com toda sua essência de cuidar com sensibilidade deve proporcionar um relacionamento interpessoal, transmitindo sentimento de ajuda e confiança. Desta forma torna-se considerável descrever a relação do cuidado sensível da enfermagem frente ao tratamento oncológico pediátrico. Diante deste contexto o estudo buscou por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, tendo como referência e objeto de estudo, o cuidado sensível prestado pelo enfermeiro a criança oncológica. Conclui-se então que a prática do cuidado sensível, tanto para nós enfermeiros quanto para equipe de trabalho é de grande importância, pois podemos reconhecer que a interação e a sensibilidade no ato de cuidar podem ser utilizadas como uma prática terapêutica.
Palavras-chave: Oncologia; Enfermagem Sensível; Enfermagem Pediátrica; Cuidado Sensível.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lilian Laine da Conceição Dias, Isabel Cristina Morais dos Santos, Larissa Christiny Amorim dos Santos, Wanderson Alves Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/