Fatores de riscos para lesão por pressão x Estratégias de prevenção: Interfaces do cuidado de enfermagem no âmbito hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3174Resumo
A importância da prevenção de lesões por pressão nos cuidados com o adulto se dá em proporcionar meios conclusivos para manter a integridade da pele durante sua permanência em ambiente hospitalar e durante a assistência domiciliar. É notório que a formação de lesão por pressão é um agravante à saúde, pois permite que outras patologias sejam associadas prejudicando o bem-estar físico do paciente. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa bibliográfica, através de meio eletrônico pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de Dados de Enfermagem (Bdenf) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). A partir deste estudo, concluiu-se que ao se tratar de métodos preventivos, foi evidenciado a qualidade da assistência de enfermagem, através da elaboração de cuidados de enfermagem com o uso de materiais e equipamentos adequados ao alívio da lesão nas proeminências ósseas e aos cuidados específicos com a pele. Ressaltando assim, o papel fundamental da enfermagem no incentivo e apoio, constituindo assim, autonomia para reconhecerem e empregarem os meios preventivos que poderão ser utilizados na prevenção da lesão por pressão.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Lesão por Pressão; Pele.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wanderson Alves Ribeiro, Lilian Laine da Conceição Dias, LarissaChristiny Amorim dos Santos, Bruna Porath Azevedo Fassarella, Ana Lúcia Naves Alves, Keila do Carmo Neves, Fernando Salgado do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/