Determinantes sociais de saúde e associação com danos à saúde mental da população masculina
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3178Resumo
Introdução: este trabalho tem por objetivo investigar aspectos relacionados a determinantes sociais de saúde e sua possível relação com Transtornos Mentais Comuns (TMC) na população masculina. Material e Método: trata-se de estudo descritivo e exploratório que utilizou a revisão de literatura como fonte de informações, realizado nas bibliotecas virtuais Lilacs, Pubmed e Scielo e portal de periódicos da Capes. Resultados: observou-se maior quantidade e potencial risco para associação de variáveis relacionadas a categoria hábitos de vida e de saúde dos homens pesquisados com o desfecho estudado. Considerações finais: percebeu-se a necessidade de que o discurso das políticas de saúde voltado ao público masculino efetive-se no campo prático e que se busquem ações de saúde que deem visibilidade para questões como os determinantes de saúde, promoção da saúde mental do público masculino e reconhecimento dos transtornos mentais comuns como importante problema de saúde, no campo da saúde coletiva.
Palavras-Chave: Saúde do Homem; Determinantes Sociais de Saúde; Transtornos Mentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Felipe dos Santos Costa, Jorge Luiz Lima da Silva, Liliane Reis Teixeira, Giulia Lemos de Almeira, Gabriella Filippini Silva Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/