Análise do modelo explicativo do profissional de saúde acerca das mensagens de cartazes utilizados nas campanhas de prevenção do tabagismo na gravidez
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3192Resumo
Objetivo: analisar a implicação do modelo explicativo do profissional de saúde acerca das mensagens propagadas por cartazes utilizados nas campanhas de prevenção do tabagismo na gravidez. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa, que teve como sujeitos seis profissionais de saúde que atuam diretamente no atendimento ao ciclo gravídico-puerperal em um hospital público do Rio de Janeiro, em que foram aplicadas três questões condutoras durante a entrevista individual, relacionadas a três cartazes de campanhas contra o tabagismo na gravidez produzidos pelo Ministério da Saúde. Resultados e discussões: mais da metade dos profissionais de saúde entrevistados eram especialistas materno-infantil 83,3% obtiveram-se os modelos explicativos dos cartazes no tocante à compreensão da arte gráfica e sua mensagem para agir em função da prevenção do tabagismo na gestação, fortalecendo a comunicação visual. Considerações finais: a relação saúde-comunicação é fundamental na política de promoção da saúde, na qual a comunicação é uma interação entre os sujeitos iguais e que o campo de sua prática se dá no nível das relações sociais.
Palavras-chave: Saúde; Tabagismo; Comunicação; Gravidez; Profissional de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bianca Cristina da Silva Pereira, Cristina Portela da Mota, Ricardo José de Oliveira Mouta, Bianca Barroso de Sousa, Jorge Luiz Lima da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/