Perfil sociodemográfico de mulheres em cesáreas do município do Rio de Janeiro (2007 a 2018)
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3194Resumo
Nos últimos anos, tem sido observado um aumento progressivo das taxas de partos do tipo cesáreas em quase todos os países, embora não de forma homogênea. O Brasil é apontado pela Organização Mundial de Saúde como um dos líderes em cesáreas no mundo, e alerta que o aumento se transformou em uma epidemia. O objetivo deste estudo é descrever o perfil sociodemográfico de mulheres submetidas ao parto cesárea, no município do Rio de Janeiro (RJ), no período de 2007 a 2018. Trata-se de estudo descritivo, do tipo transversal de abordagem quantitativa realizada a partir de dados obtidos nas Declarações de Nascidos Vivos (DNVs) do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Os dados foram retirados do sistema do Ministério da Saúde (Estado do Rio de Janeiro), Datasus/Tabnet e do sistema da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro. Ao analisar os dados referentes ao período de 2007 a 2018, foi possível observar que os números de partos desse tipo aumentaram gradativamente na cidade entre os anos de 2007 e 2012, chegando a atingir o índice de 57,42%. No município, a maioria dos procedimentos foi realizada em mulheres adultas, com idade entre 25 e 39 anos, brancas, com maior instrução e solteiras.
Palavras-chave: Partos Cesáreos; Mulher; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paola de Andrade Lima, Cristina Portela da Mota, Jorge Luiz Lima da Silva, Ricardo José de Oliveira Mouta, Antonia Aline Rocha de Sousa, Cláudia Maria Messias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/