Mudança no Ensino de Graduação em Odontologia na Perspectiva do Pró-Saúde
Palavras-chave:
Formação em Odontologia. Mudança na Graduação, Ensino da SaúdeResumo
Este trabalho compreende uma fase exploratória de parte dos projetos
dos cursos de Odontologia aprovados no Programa Nacional de Reorientação
da Formação Profissional em Saúde - PRÓ-SAÚDE-2005. Tem como objetivo
analisar os dados da autoavaliação das escolas sobre o estágio de
desenvolvimento, de acordo com os vetores de mudança propostos pelo
Programa. Dos 24 projetos, 14 foram analisados. A autoavaliação em Estágio I
(tradicional/conservador) para os vetores que têm gestão predominantemente
acadêmica (Determinantes de saúde e doença, Pós-graduação e educação
permanente, Integração ciclo básico/ciclo profissional e Mudança
metodológica) localizam o problema e a dificuldade das escolas em empreender
mudanças internas, mesmo após a aprovação das Diretrizes Curriculares
Nacionais, em 2002. A resistência à mudança foi problematizada sob duas
óticas: uma que considera a herança da conformação do campo de ensino da
saúde e outra em que pesam valores éticos e humanos da produção do
conhecimento e do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/