Assistência de enfermagem a puérpera com infecção do sítio cirúrgico na atenção primária: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3203Resumo
O presente estudo tem como objetivo levantar conteúdos nas bibliotecas eletrônicas sobre o papel do enfermeiro na identificação da infecção do sítio cirúrgico, bem como nos cuidados da ferida operatória. Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, realizada nas bibliotecas virtuais em saúde BVS, Lilacs, Medline, Scielo e BDenf. Foram estabelecidos como critérios de inclusão, produções realizadas entre 2017 e 2022, em português (BR) e inglês. Os fatores que contribuem para o surgimento de ISC são baixa escolaridade, hipertensão e idade acima de 35 anos. A dor apresentada no pós-operatório afeta a saúde biopsicossocial das puérperas. O preenchimento adequado dos prontuários, realização do exame físico na consulta puerperal e cuidados com a ferida cirúrgica são essenciais para uma assistência de qualidade. O estudou evidenciou que a assistência de enfermagem a puérpera com infecção do sítio cirúrgico é imprescindível, por ser o enfermeiro a agir na prevenção contribuindo para redução dos riscos, é de responsabilidade do mesmo realizar anotações completas, além de ter um conhecimento prévio dos sinais e sintomas, para que ocorra uma interferência se houver necessidade.
Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem; Cesárea; Infecção do Sítio Cirúrgico; Assistência Pós-Operatória.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jessica dos Santos Araújo, Wanessa Oliveira de Abreu, Jorge Luiz Lima da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/