A EPS como ferramenta na construção de conhecimento sobre cuidados paliativos para Enfermagem Onco-Hematológica
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13i1.3236Resumo
As doenças oncológicas configuram problema de saúde pública no mundo e sua incidência está relacionada tanto com o crescimento populacional, quanto o aumento da expectativa de vida e consequentemente o envelhecimento. As diretrizes para os cuidados paliativos no âmbito do sistema único de saúde (SUS) versam sobre “formar e qualificar profissionais aptos a ofertar o cuidado integral ao paciente em atenção hospitalar que necessita da assistência de Enfermagem’’. A abordagem paliativa visa o alívio da dor, o diagnóstico precoce de doença incapacitante, o direito à vontade antecipada e a melhoria da qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivo estudar a lacuna de conhecimento em cuidados paliativos na Enfermagem Onco-Hematológica de um hospital Universitário no estado do Rio de Janeiro tendo como ferramenta a EPS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem intervenção com uso de roda de conversa. Como resultado esperado: selecionar áreas temáticas para a preparação conjunta do curso de cuidados paliativos; minimizar as barreiras e lacunas em relação às negativas das abordagens paliativas e aos dilemas éticos do processo de morte, morrer e cuidados paliativos.
Palavras chaves: Enfermagem Oncológica; Cuidados Paliativos; Educação Permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nilceia Peixoto Soares Cútalo, Magda Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/