Fanzine como recurso Artístico-Educativo para Promoção da Saúde Mental dos Jovens
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3410Resumo
O fanzine, ou zine, revista artesanal autoral, vem sendo aos poucos incorporado como recurso pedagógico em sala de aula. Apresentamos o exemplo do projeto Fanzinoteca do Instituto Federal Fluminense, a partir de depoimentos e as publicações autorais de jovens escolares vinculadas ao projeto, com vistas a refletir sobre a possibilidade de expressão dos sentimentos dos escolares por meio do fanzine e discutir experiências positivas de criação de fanzines na escola, relacionando-as com a promoção da saúde mental do jovem. A partir da experiência singular da Fanzinoteca do Instituto Federal Fluminense, acreditamos na importância do fanzine não só como uma ferramenta pedagógica, mas como um mecanismo facilitador do processo de autoconhecimento e resgate da autoestima dos jovens.
Palavras-Chave: Educação em Saúde; Fanzine; Promoção da Saúde em Ambiente Escolar; Adolescentes; Saúde Mental.
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Copyright (c) 2022 Alberto Carlos Paula de Souza, Claudia Mara de Melo Tavares
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