Evidências científicas na espiritualidade e a formação acadêmica dos estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3431

Resumo

Objetivo: Sumarizar as evidências científicas que abordam a percepção dos estudantes de enfermagem sobre a importância da espiritualidade na formação acadêmica. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura de artigos publicados entre 1988 a 2021 com produções disponíveis em periódicos do Brasil. Recorreu-se às bases de dados LILACS, SCIELO e MEDLINE, utilizando os termos “religião”, “espiritualidade”, “estudante de enfermagem”, “estudante” e “conhecimento”. Resultados: foram escolhidos 17 artigos, dos quais somente 11 foram utilizados por atenderem ao objetivo do estudo. Portanto, a necessidade eminente em inserir a disciplina espiritualidade e saúde nos cursos de graduação da área de saúde, uma proposta, que surge como uma alternativa viável ao facilitar a inserção do contingente de espiritualidade nas práticas educacionais em saúde de forma articulada com os demais componentes da grade curricular geral dos cursos de graduação em saúde.

Palavras-Chave: Espiritualidade; Estudante de Enfermagem; Conhecimento; Religião; Estudante.

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Biografia do Autor

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgião-dentista. Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela UNESP. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade (UESB), Jequié/BA, Brasil. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde/PPGES/UESB. E-mail: [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0232-4212

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Publicado

2022-11-05