A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária
Palavras-chave:
Promoção da saúde, Adolescência, Escola, Saúde escolar, Educação em saúde.Resumo
Introdução: A adolescência, fase entre a infância e a idade adulta, é caracterizada por transformações físicas, psicológicas
e sociais podendo o adolescente assumir comportamentos e hábitos prejudiciais à sua saúde. A saúde para o adolescente
não é tarefa simples, na medida em que não se reduz às ações assistencialistas com foco na doença. O objetivo deste
trabalho foi revisar a literatura sobre as características das práticas de promoção a saúde a adolescência desenvolvidas no
contexto escolar. Materias e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foi realizado um levantamento de
dados, em bases indexadas: LILACS, ADOLEC, BDENF, MEDLINE, SciELO e CAPES, entre 2008 a 2012. Resultados:
Dos 266 artigos originais encontrados, apenas 11 artigos foram selecionados conforme os critérios de inclusão. Discussão:
O ambiente escolar favorece estruturação das práticas de saúde. A educação em saúde desenvolve a consciência
coletiva, a emancipação do adolescente e amplia a responsabilidade no cuidado de sua saúde individual e comunitária.
A capacitação dos profissionais de saúde e a participação da sociedade são fundamentais na organização das ações de
saúde Considerações finais: A pesquisa provoca a reflexão quanto à necessidade do desenvolvimento de programas de
promoção e prevenção direcionados e pensados de forma coletiva com os próprios beneficiários, respeitando a autonomia
e a realidade juvenis.
Downloads
Referências
Ribeiro AC, Padoin SMM, Paula CC, Terra MG. The daily living of
adolescentes with HIV/Aids: impersonality and tendency to fear. TextContext Nursing [internet]. 2013 Set [cited 2014 jun 10]; 22(3): 680-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n3/en_v22n3a14.pdf
Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto
Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: Ministério
da Saúde; 2002. 56p.
Brasil. Presidência da República, Subchefia para assuntos jurídicos. Lei
n° 8069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente e dá outras providências [internet]. Brasília, DF; 1990. [acesso
em 2014 abril 5]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
LEIS/L8069.htm
Brasil EGM, Queiroz MVO, Cunha JMH. Receptiveness to the teenager
in nursing consultation – a qualitative study. Online braz j nurs [internet].
Aug [cited 2014 jun 09]; 11(2):346-358. Available from: http://www.
objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3752
Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria Executiva, Coordenação da
Saúde da Criança e do Adolescente. Programa Saúde do Adolescente. Bases
Programáticas. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 1996. 32p.
Brasil. Decreto n° 6286, de 05 de dezembro de 2007. Institui o Programa
Saúde na Escola -PSE e dá outras providências [internet]. Diário Oficial
[da] República Federativa do Brasil. 2007 dez. 06 [acesso em 2014 abril 15]
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/
decreto/d6286.htm.
Beserra EP, Torres CA, Pinheiro PNC, Alves MDS, Barroso MGT.
Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciênc saúde
colet [internet]. 2011[acesso em 2014 abril 15];16 (supl 1): 1563-70.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v16s1/a92v16s1.pdf [incluído
na revisão]
Almeida JRS, Oliveira NC, Moura ERF, Sabóia VPA, Mota MV, Pinho
LG. Oficinas de promoção de saúde com adolescentes: relato de experiência.
Rev Rene [internet]. 2011[acesso em 2014 abril 20]; 12 (n. esp.): 1052-8.
Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/
article/view/338/pdf [incluído na revisão]
Ribeiro JM, Pontes A, Santos LR. Atitudes face à sexualidade nos
adolescentes num programa de educação sexual. Psic Saúde & Doenças
[internet]. 2012 [acesso em 2014 abril 22]; 13 (2): 340-55. Disponível em:
http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v13n2/v13n2a15.pdf [incluído na revisão]
Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Making the case for evidence-based
practice. In: Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based pravctice
in nursing & heathcare:a gruide to best practice. Philadelphia: Lippincot
Williams & Wilkins; 2005. p. 3-24.
Cavalcante RB, Ferreira MN, Maia LLQGN, Araújo A, Silveira RCP.
Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de
adolescentes escolares. J Health Inform [internet]. 2012 Out-Dez[acesso em 2014 maio 05]; 4 (4): 182-6. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/
ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/viewFile/197/142 [incluído na revisão]
Gubert FA, Santos ACL, Aragão KA, Pereira DCR, Vieira NFC, Pinheiro
PNC. Tecnologias educativas no contexto escolar: estratégia de educação
em saúde em escola pública de Fortaleza-CE. Rev Eletr Enf [internet].
[acesso em 2014 maio 10]. 11 (1); 165-72. Disponível em: http://www.
fen.ufg.br/fen_revista/v11/n1/pdf/v11n1a21.pdf. [incluído na revisão]
Delors J, org . Os quatro pilares da educação. In: Delors J, Al-mufti I,
editores. Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da
Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7ª ed. Brasília:
UNESCO; São Paulo: Editora Cortez; 2012. p. 89-101.
Delgado MF, Frazão CMFQ, Fernandes MICD, Medeiros ABA, Lúcio
KDB, Lira ALBC. Factors associated with cardiovascular disease in children
and adolescentes: a cross-sectional study. Online bras j nurs [internet]
Mar [cited 2015 jun 09]; 14 (2): 168-77. Available from: http://www.
objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5126
Haack KR, Silva RS, Prati LE, Boeckel MG. Intervenção comunitária
com grupo de adolescentes: relato de experiência do projeto EBA. R Interam
Psicol [internet].2010[acesso em 2014 maio 07]; 44 (1): 65-73. Disponível
em: http://dialnet.unirioja.es/ejemplar/305800 [incluído na revisão]
Vitória PD, Silva AS, Vries HD. Longitudinal evaluation of a smoking
prevention program for adolescents. Rev Saúde Públ [internet]. 2011[cited
may 10]; 45 (2): 343-54.Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/
v45n2/en_2137.pdf [included in the review]
Murta SG, Ribeiro DC, Rosa IS, Menezes JCL, Rieiro MRS, Borges OS. Programa de habilidades e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência. Psico-USF [internet]. 2012 Jan-Abr [acesso em 2014 maio 07]; 17 (1): 21-32. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v17n1/a04v17n1.pdf [incluído na revisão]
Silva KL, Maia CC, Dias FLA, Vieira NFC, Pinheiro PNC. A educação em saúde junto aos adolescentes para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Rev Min Enferm [internet]. 2011 Jan-Mar[acesso em 2014 maio 07]; 15 (4): 607-11. Disponível em: http://www.reme.org.br/sumario/11
[incluído na revisão]
Martins CBG, Ferreira LO, Santos PRM, Sobrinho MWL, Weiss MCV, Souza SPS. Oficina sobre sexualidade na adolescência: uma experiência da equipe saúde da família com adolescentes do ensino médio. Rev Min Enferm [internet].2011 Jan-Mar[ acesso em 2014 maio 10]; 15 (4): 573-78. Disponível em: http://www.reme.org.br/sumario/11 [incluído na revisão] 20. Ferreira AGN, Silva KL, Sousa PRM, Gubert FA, Vieira NFC, Pinheiro PNC. Cultura masculina e religiosidade na prevenção das DST/HIV/AIDS
em adolescentes. Rev Min Enferm [internet]. 2012 Out-Dez[ acesso em 2014 maio 07]; 16 (4): 572-78. Disponível em: http://www.reme.org.br/sumario/41
[incluído na revisão].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/