A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária

Autores

  • Editor Revistas USS

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Adolescência, Escola, Saúde escolar, Educação em saúde.

Resumo

Introdução: A adolescência, fase entre a infância e a idade adulta, é caracterizada por transformações físicas, psicológicas
e sociais podendo o adolescente assumir comportamentos e hábitos prejudiciais à sua saúde. A saúde para o adolescente
não é tarefa simples, na medida em que não se reduz às ações assistencialistas com foco na doença. O objetivo deste
trabalho foi revisar a literatura sobre as características das práticas de promoção a saúde a adolescência desenvolvidas no
contexto escolar. Materias e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foi realizado um levantamento de
dados, em bases indexadas: LILACS, ADOLEC, BDENF, MEDLINE, SciELO e CAPES, entre 2008 a 2012. Resultados:
Dos 266 artigos originais encontrados, apenas 11 artigos foram selecionados conforme os critérios de inclusão. Discussão:
O ambiente escolar favorece estruturação das práticas de saúde. A educação em saúde desenvolve a consciência
coletiva, a emancipação do adolescente e amplia a responsabilidade no cuidado de sua saúde individual e comunitária.
A capacitação dos profissionais de saúde e a participação da sociedade são fundamentais na organização das ações de
saúde Considerações finais: A pesquisa provoca a reflexão quanto à necessidade do desenvolvimento de programas de
promoção e prevenção direcionados e pensados de forma coletiva com os próprios beneficiários, respeitando a autonomia
e a realidade juvenis.

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Publicado

2016-10-27