Contributos da enfermagem para o autocuidado da pessoa com estomia intestinal
DOI:
https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3452Resumo
O paciente com estomia intestinal enquadra-se na categoria autocuidado por desvio a saúde e demanda uma assistência apropriada e tem que se conscientizar dos efeitos e dos resultados de estados patológicos, executar medidas terapêuticas e buscar aceitação de si como estando em um estado especial de saúde e dessa forma promover o seu desenvolvimento. Frente ao exposto, objetiva-se descrever as complicações, as repercussões da estomia intestinal na vida do paciente e as intervenções de enfermagem necessárias junto aos pacientes submetidos a esse procedimento. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE e LILACS, no período de 2010 a 2021. Os estudos analisados evidenciam que entre os pacientes com estomas um cuidado inadequado pode resultar em diferentes complicações, principalmente do coto exposto e da pele ao redor, como as dermatites. Em relação às repercussões no cotidiano do paciente com estoma, se sobressaiu nos achados dos resultados analisados a dificuldade no retorno ao trabalho e ao convívio social. Quanto às intervenções de Enfermagem, destacou-se a educação em saúde por promover os cuidados específicos com o estoma objetivando, assim, alcançar o autocuidado, a independência e a autonomia, por ser uma estratégia que estimula o diálogo, a reflexão, o questionamento e a ação compartilhada. Na sequência, tem-se a prestação de uma assistência integral e um cuidado holístico para reinserção social do paciente e retorno às atividades cotidianas, sobretudo o trabalho; e o oferecimento de um sistema de suporte e apoio para ajustamento psicológico e adaptação a nova condição.
Palavras-chave: Estomia Intestinal; Assistência de Enfermagem; Autocuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wanderson Alves Ribeiro, Fátima Helena do Espírito Santo, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Hosana Pereira Cirino, Juliano Miranda Teixeira, Larissa Christiny Amorim dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/